Como o "Quem sou eu" situado ao lado direito deste post diz, faço faculdade de Farmácia na PUCRS, uma universidade privada de Porto Alegre, e ano passado estavam oferecendo, se não me engano, 60 vagas para intercâmbio, mas que no final sobraram 50 vagas porque os alunos interessados não sabiam inglês ou não quiseram abrir o bolso para pagar os 200 dólares, que é quanto custa essa provinha.
Esse pode ser considerado um grande problema. A prova, que custa em torno desses 200 dólares, só vale por dois anos, mas esse nem é o problema. O problema mesmo, é que a prova é difícil pra cacete! Eu achei que sabia o suficiente para pelo menos chegar perto de passar, então fui fazer um teste que tem aí pela internet e acertei 11/20.
Aliás, estava lendo a página do wikipedia neste exato momento, na qual fala sobre as quatro etapas do teste e na parte da compreensão oral dizia assim:
"Consiste de seis longas passagens e questões sobre essas passagens. As passagens consistem de dois diálogos entre estudantes e quatro leituras ou discussões acadêmicas. As questões pedem que o estudante determine as principais ideias, detalhes, funções, posicionamentos, inferências e organização geral."
Cara, acho mais fácil eu pagar uns 5000 reais e ir pra lá às minhas custas do que fazer esse teste. Nem se essas seis longas passagens fossem em português eu ia conseguir dizer as principais ideias, detalhes, funções, posicionamentos, inferências e organização geral. Mas que porra é essa de inferências?!
Antes de fazer esse post li um blog, que tinha dicas de um cara que já fez o TOEFL, mas não to achando mais esse post (que está como favorito no meu netbook, mas não tenho ele em mãos no momento, infelizmente). Ele citava algumas palavras que eram usadas para enriquecer o texto, algumas como however e por aí vai. Por aí vai porque as outras eu nunca havia escutado na minha vida! E ainda falou para usa-las, ao invés de fazer um texto cheio de "buts". Puxa vida, até em português eu uso quinhentos mas por linha.
Essa é a minha cara depois de fazer esse texto
Já combinei com um colega meu de fazer um curso totalmente focado no TOEFL, mas duvido que façamos. Vou é procurar um curso online na internet e me virar, já que é isso que todo professor de faculdade adora falar para fazermos - apesar de saber que não vou passar de jeito nenhum...
pessimismo não leva ninguém a lugar nenhum!!! pense positivo, você vai conseguir
ResponderExcluir