quarta-feira, 2 de maio de 2012

Fiz a entrevista para entrar no curso preparatório pro TOEFL, e...

Aqui que eu vou estar daqui um ano :D
Como já falei aqui no blog, decidi fazer o Test of English as a Foreign Language (TOEFL), que é necessário para me candidatar à vagas de bolsas para estudar no exterior. Quem não quer ir para o exterior E estudar de graça, né? Meu interesse por essa bolsa aconteceu após uma professora divulgar essa tal bolsa, nos informando de que estavam sobrando vagas porque precisa exatamente do TOEFL, e não é todo mundo que sabe inglês o suficiente para passar nessa tal prova.


Poucas pessoas passam nessa prova eu diria, porque na verdade esse exame não é nada fácil. Como o próprio nome já diz, é um teste para provar que você possui pleno conhecimento de inglês, como uma língua estrangeira. Acertar 20 ou até mais na prova do vestibular da UFRGS não tá nem perto disso, experiência própria.


Primeiro que o teste envolve quatro etapas, são elas: Reading, Writing, Listening e o tão assustador Speaking, com certeza a parte mais difícil da prova. Ainda não sei exatamente como será a prova, fiz só um exame similar ao original, mas pelo que sei por enquanto ele possui um total de 120 pontos, sendo 30 para cada uma das etapas e eu preciso especificamente de 80 para poder me candidatar. Aí você, um folgado, vem me dizer: ahh, mas só 80?" Pois é, eu espero que seja fácil também. ahuahuha

Logo que a professora me informou sobre a bolsa E o teste, fui correndo para o prédio da Letras saber sobre o teste. Então fiquei sabendo do precinho camarada dele: aproximadamente $$380$$ reais. Logo pensei: "Mas é óbvio que eu não vou pagar isso para não tirar nem metade do que preciso". Então, inteligentemente, tudo junto ao meu colega Sóbis, fui atrás de cursos para estar melhor preparado para a prova.


Mas para entrar no curso era preciso passar por uma entrevista, para provar que meu inglês não é tão ruim a ponto de eu não conseguir tirar uns 70 nem nos simulados. Decidimos ir esta quarta fazer a entrevista, aproveitando que o curso estava com uma promoção camarada que dava um livro de presente para quem se matriculasse até 30 de abril. Sim, já era dia 2, mas meu colega ligou para lá e eles piedosamente estenderam a promoção especialmente pranóis. Esse livrinho custa 160 reais, mas é um puta de um livro, de umas 500 páginas pelo que vi de fora (não tive a oportunidade de abrir para ver quantas páginas tinham), totalmente em inglês e que fala somente sobre o TOEFL.

Nossa aula da faculdade acaba especialmente na quarta as 19:10 (um professor normal acaba as 19:00 no máximo) e a aula de inglês começaria as 19:30, não tendo a possibilidade de chegarmos a tempo (saímos esse horário hoje da aula e chegamos lá 20:15), mas por sorte essa professora foi justamente quem nos informou sobre as bolsas, e eu malandramente pedi para sairmos 10 minutos mais cedo e ela aceitou, mas na verdade o horário que eu falei depois eram 20 minutos mais cedo. Então com o máximo de esforço tentaremos chegar no horário, pois nada é fácil nessa vida.

Sou mt malandrops!!!!!
Chegamos finalmente ao curso (que aliás, muito parecido com o consultório do meu dentista, só faltou a cadeirinha com a luz na tua cara) e partimos para a entrevista. Eu estava nitidamente nervoso e para começar com chave de bosta a primeira pergunta do cara foi: "Eaí, como chegaram a este curso?" e eu respondi com toda minha minha perspicácia: "De T9 (o ônibus que usamos)".



Nos primeiros 10 ou 15 minutos ele apenas falou do curso (em português) e tudo que ele falou me animou bastante. Depois disso começou a entrevista, toda em inglês. Nessa entrevista já deu pra ver que meu listening ta realmente bom, mas o meu speaking ta bem ruim. Cansei de gaguejar e esquecer tudo que é palavra, palavras simples... Mas estamos aí para isso né, vou ficar 3 meses estudando não é para nada.

Ao final, para nos animar bastante, ele finalizou como eu comecei (com chave de bosta, se você não se lembra): "É, vocês estão dentro, mas vão ter que se puxar bastante". Eu vou.

3 comentários: